ArteZeroclown

Lei de incentivo: PRONAC – Federal

Atos e Palhaços

Local: Ribeirão Preto

0
ANOS EM AMBIENTES HOSPITALARES
0
OU MAIS BENEFÍCIOS DA TERAPIA DO RISO
0
OU MAIS BENEFÍCIOS DA TERAPIA DO RISO
0
% CAPTADO

O Zero Clown, por meio da linguagem artística do clown/palhaço, desenvolve atividades lúdicas visando à comunicação e ao bem-estar, amenizando o stress de internação e melhorando o clima entre as pessoas em qualquer ambiente. Realizamos visitas a instituições de saúde, creches, asilos, escolas e empresas com intervenções e palestras, gestão de projetos culturais e sociais, imprimindo sempre o nosso modelo em tudo.

O projeto tem como objetivo, proporcionar alegria e bem-estar através de experiências artísticas, estabelecendo um relacionamento lúdico, no período de internação, com crianças, adultos, idosos, acompanhantes e profissionais de saúde. Nesse trabalho utilizamos a linguagem artística do clown/palhaço, técnicas circenses, de improvisação, teatro, dança, música entre outras. As atividades desenvolvidas em cada situação partem de improvisações como canto, música, mágicas, representações teatrais em forma de esquetes e recursos lúdicos diversos, os quais utilizamos a partir da necessidade detectada no primeiro contato. Sabe-se, a partir de pesquisas recentes, que o riso e o bom humor auxiliam no tratamento de doenças, amenizando situações de internação, constituindo-se, desse modo, na terapêutica conhecida como Terapia do Riso. Assim, o trabalho do clown/palhaço em Hospitais e outras instituições, a revigora, potencializando seus benefícios, fortalecendo aspectos saudáveis como a autoestima e alegria.

O projeto se espelhou no trabalho do palhaço circense norte-americano Michael Christensen que, na década de 80, começou a visitar enfermarias de pediatrias em Nova York como “palhaço-doutor”. O ZeroCLoWn nasceu em janeiro de 2020 para administrar um projeto inicial, o Atos e Palhaços, que em julho de 2008, com o encontro de dois amigos de infância e depois de um curso de clown na capital, resolveram visitar hospitais. A partir dessa experiência, surgiu a ideia de realizar este trabalho em nossa cidade natal, Votuporanga. Em dezoito anos de convivência em ambientes hospitalares, eventos em empresas, e com vários trabalhos voluntários realizados em São Paulo/SP regularmente, adquiri experiência e conquistei respeito por parte dos profissionais de saúde, educação e cultura, estabelecendo laços recíprocos de confiança e profissionalismo, além de criarmos o nosso próprio modo de agir, pensar e lidar com as dificuldades encontradas em cada situação.

Projetos

Alguns projetos executados e outros em desenvolvimento, visando à ampliação da atuação na arte do palhaço:

– Laboratórios de pesquisas e oficinas de reciclagem buscando aprimorar e até para ampliar as visitas semanais aos Hospitais e à novas instituições;

– Oficinas de iniciação dentro dos hospitais, instituições e empresas;

– Projetos de abrangência regional com mais cidades e expansão das atividades;

– Criação de quadros cômicos, em consonância às necessidades locais. Vários seguimentos podem contar com essas apresentações em eventos, divulgações, confraternizações, reuniões empresariais e motivacionais relacionadas à obtenção de metas, a proteção do meio ambiente, a qualidade de vida e stress, praticando boas maneiras, cultivando hábitos saudáveis, prevenindo acidentes de trabalho, comemorando datas específicas e ampliando conhecimentos de humanização relacionados ao ambiente de trabalho.

Esse novo grupo de profissionais, que integrarão o ZEROCLoWN terá, na fase de padronização e capacitação, um rigoroso acompanhamento, com estudos e técnicas de desenvolvimento da linguagem, que garantirão a realização das intervenções com a mesma qualidade desenvolvida pela equipe, a qual acreditamos ser a ideal para o público foco deste projeto. A necessidade de compreender o alcance das nossas visitas nasceu junto aos resultados vivenciados e acompanhados, ao longo desses anos, em eventos de saúde, hospitais e empresas. Para que o trabalho obtenha resultados positivos junto aos pacientes, familiares e profissionais, respeitamos e temos um “compromisso com a qualidade”. A cumplicidade e confiança são fundamentais para o sucesso da ação.

Colaborando com esse projeto, sua empresa contribui com os seguintes objetivos de desenvolvimento sustentáveis propostos pela ONU:
Clique no botão da lei abaixo para conhecer mais projetos.