fbpx

Artemisa I - LS Nogueira

Compartilhar

Artemisa I

Um projeto artístico em torno do câncer de mama

O Projeto Artemisa I propõe um olhar artístico sobre o corpo da mulher, para sublimá-lo e desmistificar tabus relacionados ao seio.

Este projeto cria momentos de convivências que são tantas oportunidades para expressar-se com facilidade e liberdade quanto a patologia, sem preocupação ou constrangimento. O projeto espera alcançar um público abrangente e dar esperança aos pacientes, promovendo intercâmbios em torno da arte.

Nessa primeira edição, participarão 35 mulheres da sociedade civil portadoras da patologia, artistas plásticos, e Márcio Scavone como fotógrafo.

O projeto tem como objetivo facilitar o acesso às artes e a cultura integrada, estimulando reflexões sobre o patrimônio histórico e cultural e instrumentá-la à construção de uma cidadania consciente, através de uma exposição que traz um tema relevante para a sociedade, o combate contra o câncer de mama, e que será realizada em pontos de referência da(s) cidade(s) por onde passará.

O trabalho será 35 mulheres que vão exercitar poses com o busto despido e dirigido graciosamente por Márcio Scavone. E durante a sessão fotográfica as mulheres vão escrever um pequeno texto sobre a mensagem que desejam transmitir. Logo, os resultados obtidos serão expostas em telas.

Fotógrafo – Márcio Scavone

Marcio Scavone é um fotógrafo brasileiro. Scavone começou a fotografar ainda criança com a Rolleiflex de seu pai, Rubens Teixeira Scavone. Na década de 70 estudou fotografia profissional no University of West London em Londres, experiência que deixou marcas profundas no seu olhar ainda em formação.

 

O “toque” artístico

As pinturas são retrabalhadas por artistas plásticos, sob a direção de Márcio Scavone, com um objetivo comum: oferecer um olhar pessoal e artístico ao corpo das mulheres, desmistificando os tabus relacionados ao câncer de mama.

 

Oficinas “Face contra o câncer”

O projeto ainda oferecerá, gratuitamente, oficinas de auto maquiagem para mulheres interessadas e que estão em tratamento oncológico na mama, a fim de proporcionar uma melhora na aparência comprometida pelo tratamento e como consequência elevar a autoestima e promover qualidade de vida.

 

Oficinas “Style de coiffure”

Também o projeto irá oferecer, gratuitamente, oficinas para as mulheres que estão prestes a perder seu cabelo. É importante prepará-las e antecipá-las ajudando na escolha que melhor funcione para cada como: peruca, lenço, turbante com franja ou modo “cabeça descoberta” assumida.

 

Local e formato

O projeto poderá ter dois formatos possíveis:

  • Ao ar-livre (jardins públicos): totens (painéis) distribuídos em percurso estratégico utilizando a flora local como sala de exposição (cenário);
  • Indoor: Salas de exposição.

 

Atividades extras – Palestras

Quatro palestras serão feitas sobre o tema que irão quebrar paradigmas, levando informação sobre a importância do cuidado com a saúde e estimulando a reflexão sobre o tema para mudar a forma como o câncer é visto e tratado.

O Projeto Artemisa I é um projeto sociocultural – composto de uma exposição fotográfica, ateliers, e ação donativa, e palestras interativas que utiliza a arte como forma de prevenção. É um projeto único que realça como a abordagem humanista pode transformar a maneira de lidar com a doença e o próprio resultado do tratamento.

 

Ação caritativa

O Projeto Artemisa I terminará suas atividades com um leilão de todos os trabalhos realizados pelos artistas e participantes dos workshops.

Os recursos serão rateados igualmente entre associações que trabalham diariamente na luta contra o câncer de mama. A escolha das associações beneficiadas pode ser feita pelo patrocinador do projeto.

O leilão será organizado por uma renomada casa de leilão de arte de São Paulo – James Lisboa – Leiloeiro Oficial, ou por outra de indicação do patrocinador master.

“Para mim, o projeto ARTEMISA é um convite, e um alerta, para que todas as mulheres se cuidem preventivamente, e regularmente.” – Igor Cayres, criador e gestor do projeto Artemisa I.


[]
1 Step 1
Quero apoiar esse Projeto!
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right