fbpx

Arte Down - LS Nogueira

Compartilhar

Arte Down

Um projeto artístico em torno da Trissomia 21 – 2020

O Projeto Arte DOWN surge com o intuito de desconstruir pré-conceitos, e demonstrar que os portadores dessa patologia podem exercer funções mais qualificadas e se integrar frente a sociedade.

Diferença não é sinônimo de incapacidade

As pessoas com Síndrome de Down são muitas vezes vítimas de preconceito porque falta à população conhecimento sobre essa condição genética.

Contudo, a Síndrome de Down não afeta, em grande parte, o desenvolvimento dos portadores. Eles podem levar uma vida comum se desde pequenos receberem os cuidados corretos. E a sociedade compreender que a síndrome não significa um problema ou uma barreira para se viver.


As sessões de criação

As obras são criadas especialmente para a exposição, com foco na temática das cores que prima pelo talento dos participantes.

As obras de arte

O projeto irá expor um total de 36 obras, entre pinturas, obras abstratas, e gravuras, realizadas por estudantes de “Artes plásticas” portadores da Síndrome de Down.

Percurso da exposição

Os trabalhos realizados serão exibidos durante um mês dentro de espaços sociais, espaços culturais e centros dedicados à saúde.
A rota de exposição se inicia na cidade de São Paulo para aumentar a conscientização de um público mais amplo.
No total, serão mais de 20 dias de exposição.

Atividades extras – Palestras

Uma série de palestras sobre o tema irão quebrar paradigmas, mudando a forma como a patologia é vista, e tratada.

Ação caritativa

De forma inédita, o Projeto Arte DOWN terminará suas atividades com um leilão de todos os trabalhos realizados por artistas e participantes dos workshops.
Porque um dos objetivos do projeto é, também, levantar fundos para ajudar associações ativistas, que trabalham diariamente na defesa dos portadores da Síndrome de Down.

“Para mim, o Projeto Arte Down traz a importância de abrirmos espaços culturais para valorizar o trabalho de pessoas com necessidades especiais, e conscientizar a todos que a síndrome não é sinônimo de incapacidade. ”

Igor Cayres, criador e gestor do projeto Arte Down.

[]
1 Step 1
Quero apoiar esse Projeto!
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right