Voz Amiga

Lei de incentivo: FUMCAD – Federal

APAE BARUERI

Lei de incentivo: PRO-MAC – São Paulo

0
ATENDIMENTOS POR MÊS
0
COLABORADORES
0
ANOS DE TRADIÇÃO

No início da década de 1990, três mães de bebês com deficiências decidiram buscar recursos em Barueri para apoiar o desenvolvimento de seus filhos, mas só encontraram atendimento para crianças a partir de sete anos.

Com muita vontade, esse movimento de mães seguiu adiante na busca por mais informações. Acabou encontrando conhecimento especializado e outras pessoas dispostas e abraçar a causa da deficiência. Assim, em 1996, nascia a APAE Barueri.

Projeto Serviço de Proteção Especial Para Pessoas com Deficiência e suas Famílias,  tem como foco a atenção integral as pessoas com deficiência intelectual, deficiências múltiplas, pessoas com transtorno do espectro autista, crianças com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor, de zero a 30 anos e suas famílias. Residentes no município de Barueri, que vivenciam vulnerabilidade social e desvantagem pessoal resultante das próprias deficiências.

Considerando suas singularidades e os aspectos biopsicossociais, disponibilizaremos o mais precocemente possível as intervenções necessárias, e que favoreçam, a habilitação e reabilitação, o desenvolvimento da autonomia, a independência dos usuários, a melhoria da qualidade de vida, a inclusão social, o acessos aos direitos socioassistenciais, a redução dos agravos decorrentes de situações violadoras de direitos, a convivência familiar e comunitária.

Missão

Construir oportunidades para o desenvolvimento pessoal e social da criança e do jovem com deficiência, em parceria com a família e com a comunidade, sob as perspectivas da garantia de direitos e do respeito à individualidade.

Visão

Uma sociedade tolerante, justa e generosa, capaz de aceitar e valorizar as diferenças, em que as pessoas com deficiência possam desenvolver todas as suas potencialidades.

Valores

  • Ética e transparência nas ações
  • Comprometimento com as causas de inclusão
  • Comprometimento com a sustentabilidade pessoal e familiar da pessoa com deficiência
  • Investimento na produção do conhecimento
A meta de atendimento é de 415 usuários por mês, que serão acompanhados por 83 colaboradores que desenvolvem o seu trabalho de maneira direta ou indireta com os usuários e suas famílias.

Os serviços, programas e projetos de assistência social são executados, de forma gratuita, permanente e continuada, sem qualquer forma de discriminação, de forma planejada, diária e sistemática, garantindo processos participativos dos usuários. A organização também promove e estimula o desenvolvimento de programas de prevenção das deficiências, de promoção, de proteção, de apoio e orientação à família e a comunidade.

O VOZ AMIGA é um projeto que permite a comunicação básica de crianças e jovens com deficiências múltiplaspor meio da Inteligência Artificial (IA) e da Educação Inclusiva.

Graças ao projeto VOZ AMIGA integrado ao software LIVOX, pessoas com a comunicação comprometida, seja por consequência de alguma doença, deficiência ou acidente, ganham a possibilidade de expressar ideias e sentimentos.

Neste processo, a tecnologia assistiva do aplicativo faz a correção do tato imperfeito e o display eletrônico direciona a criança para pedir ou “falar” qualquer coisa que precisar, ajudando-a na solução de suas adaptações sociais por intermédio do tablet doado ao aluno.

Além disso, o aplicativo possui reconhecimento auditivo de algoritmos, sendo capaz de estabelecer diálogos instantâneos com seu usuário.

As seguintes empresas acreditam e apoiam esse projeto:
Colaborando com esse projeto, sua empresa contribui com os seguintes objetivos de desenvolvimento sustentáveis propostos pela ONU: