fbpx

APADV - Um novo conceito de como Enxergar a Vida - LS Nogueira

Compartilhar

APRESENTAÇÃO_APADV_PARALÍMPICO_001

São Bernardo do Campo – SP

Há mais de dez anos a APADV é uma das principais entidades esportivas a desenvolver um trabalho com modalidades paralímpicas no estado de São Paulo.

Sua principal atuação é no fomento do Futebol de 5, Goalball e Atletismo voltado aos deficientes visuais.

 

Futebol de 5

O futebol de cinco é exclusivo para cegos ou deficientes visuais. As partidas normalmente são em uma quadra de futsal adaptada, mas desde os Jogos Paraolímpicos de Atenas também vem sendo praticado em campos de grama sintética.

O goleiro tem visão total. Junto às linhas laterais, são colocadas bandas que impedem que a bola saia do campo. Cada time é formado por cinco jogadores um goleiro e quatro na linha.

Em 2015 a equipe foi campeã̃ do Regional Sul, vencendo a equipe do AGAFUC que tem o jogador Ricardinho, capitão da selecão brasileira e eleito por 2 vezes o melhor do mundo.

Além de ser Octacampeão paulista. Vale destacar que no as inúmeras convocações dos atletas da equipe da APADV, sendo os únicos do estado de São Paulo que compõe a nossa seleção brasileira, conquistando os Jogos Parapan-americanos e participando das Paralimpíadas Rio 2016.

 

futebol-apadv

 

Goalball

A quadra tem as mesmas dimensões do vôlei. As linhas de posicionamento dos jogadores, a linha do gol e alguns outros importantes para a orientação dos jogadores são marcadas por um barbante preso com fita adesiva, permitindo que os atletas possam senti-las.

Os atletas são, ao mesmo tempo, arremessadores e defensores. Posicionados no espaço de três metros a partir da linha do gol, os atletas devem defender as bolas lançadas pela equipe adversária e lança-las em direção do gol adversário, rasteira, fazendo tocar em alguns pontos da quadra.

Ganha o jogo quem fizer mais gols dentro dos 20 minutos que dura uma partida, dividido em 2 tempos de 10 minutos.

No Goalball conquistamos o vice-campeonato paulista em 2015 e é Bicampeão Brasileiro de 2011 e 2013. Além disso, cabe o destaque da belíssima participação da equipe feminina em outros torneios extras oficiais.

 

ls-nogueira-goalball-lei-incentivo-esporte2

 

Atletismo

No Atletismo podemos destacar os atletas Alessandro (Ouro no Arremesso de Peso), Edineuza (bronze na maratona) e Alex (5 mil e 10 mil metros) que fizeram parte da delegação Brasileira nos jogos paralímpicos Rio 2016. O clube de São Bernardo do Campo tornou-se celeiro de novos talentos para o cenário esportivo brasileiro.

 

atletismo-apadv

 

Verificando a dificuldade que os atletas enfrentam nos dias de hoje para se manter em atividade, sendo que, muitas vezes são obrigados a conciliar o trabalho formal e os treinamentos, a APADV propõe esse projeto visando criar subsídios para a manutenção desses praticantes, propiciando a participação nos principais eventos da modalidade em território nacional. Simultâneo a isso, o projeto também busca desenvolver a cidadania e promover, como protagonista, a formação integral do ser humano.

 

MÍDIAS

midias-apadv