fbpx

Amparo ao Idoso - HCB - LS Nogueira

Compartilhar

Amparo ao Idoso - HCB

Barretos – SP

O Hospital de Amor por meio do Projeto Amparo ao Idoso, apoiado por doações e outras ações de incentivo, atua como um programa de acolhimento social e suporte médico, atendendo gratuitamente mais de 122 mil pacientes com mais de 60 anos de idade e auxiliando-os em seus cuidados paliativos.

O objetivo dessa iniciativa é manter, atualizar e criar possibilidades de crescimento dos atendimentos oferecidos aos idosos, além da assistência social também direcionada aos seus familiares e cuidadores. Essa execução de atendimento integral visa humanizar o suporte que pacientes e seus responsáveis recebem.

O Amparo ao Idoso desenvolve atividades multidisciplinar, estabelecendo um apoio de forma integral e social, tanto para praticar o cuidado de conforto, como também para gerenciar os sintomas e estágios da patologia de cada paciente.

 

A metodologia de humanização hospitalar, base ideológica
do projeto, parte de três atividades principais:

 

  • Suporte Físico e Hospitalar: um conjunto de auxílio médico, terapêutico e social, oferecido aos idosos em cuidados oncológicos, e que promove melhores condições físicas, mentais e sociais.
  • Suporte Social e Familiar: oficinas e reuniões, direcionada aos pacientes, familiares e cuidadores, acontece como principal medida do sistema de acolhimento social do Amparo ao Idoso. Nessas sessões são realizadas atividades terapêuticas para identificar e cuidar fragilidades emocionais de pacientes ou familiares.
  • Suporte Pessoal e Integrado: com o objetivo de integrar e orientar os acompanhantes dos idosos, o programa ajuda quem se propõe a cuidar e por isso, também merece atenção, afeto e suporte contínuo. As reuniões sociais buscam ajudar idosos e acompanhantes, tornando o processo de internação mais confortante e curativo, tanto para paciente quanto para seu cuidador.

No Amparo ao Idoso os serviços prestados se preocupam em disponibilizar, de forma gratuita, uma assessoria hospitalar, social e jurídica. Todas essas medidas de apoio, são de fato, um compromisso contínuo, realizado com o propósito de humanizar o ambiente especializado em oncologia.

O projeto acredita que os cuidados paliativos atingem resultados melhores quando o paciente tem um suporte integral, ou seja, recebe assistência familiar, médica, social e psicológica. A condição oncológica emite fragilidades, principalmente em idosos, sendo assim, o tratamento só é completo quando cuidamos do emocional e do corpo ao mesmo tempo.

O Amparo ao Idoso é um gesto de acolhimento e cuidado simultâneo. Com uma equipe composta por médicos, psicólogos, enfermeiros, terapeutas e assistentes sociais, pacientes e família têm total auxílio para lidar com os estágios do tratamento oncológico.

Porque a presença de parcerias torna possível a superação os obstáculos pessoais de cada dia.

 

[]
1 Step 1
Quero apoiar esse Projeto!
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right