Ajuda Vira Água

Lei de incentivo: FUMCAD – Federal

Instituto Água Viva

Local: Itinerante

0
% DOS DOMICILIOS NO NORDESTE SOFREM COM FALTA DE ÁGUA
0
FAMILIAS IMPACTADAS
0
CRIANÇAS ENVOLVIDAS
0
% CAPTADO

O projeto Ajuda Vira Água tem o objetivo de levar alimento e água potável para comunidades próximas da cidade de Lapão, no sertão baiano. Por ser uma região que sofre com a estiagem, o projeto irá implementar uma horta comunitária que fornecerá sustento para 12 famílias e, com um poço artesiano, levar água para mais de 200 famílias.

Criado em 2015, o Instituto Água Viva é uma organização social sem fins lucrativos que atua no Sertão do Nordeste, sobretudo nos estados da Bahia, Piauí e Pernambuco. O projeto será implementado em fases, a primeira fase do projeto é a compra do terreno, perfuração do poço, preparação e plantio, este processo durará seis meses. 

Pautado na sustentabilidade, o projeto contará com um sistema de energia solar. Para evitar a utilização de combustíveis fósseis, o gerador alimentará a bomba do poço e o dessalinizador, o que gerará um impacto ambiental zero. Durante a execução do projeto, haverá cursos de capacitação e educação para jovens e adultos da comunidade. Os módulos de ensino se concentrarão em alimentação saudável e administração das hortas.

A primeira colheita está prevista para quatro meses depois do plantio. A segunda fase será a implementação do dessalinizador, que fornecerá água potável para mais de 200 famílias de toda a região, este processo levará 120 dias. Haverá também a implementação da logística, que envolve a compra de um caminhão pipa que irá levar água até as residências. Anteriormente as famílias tinham que se deslocar até os locais com água. A fase dois irá oferecer a infraestrutura necessária para que recebam em suas residências. Na fase final, distribuiremos caixas d’água nas residências, para armazenar água que será semanalmente abastecida, 1000 litros por semana. Atualmente, no sertão, em média uma família passa com apenas 20 litros de água por dia.

Entretenimento

Colaborando com esse projeto, sua empresa contribui com os seguintes objetivos de desenvolvimento sustentáveis propostos pela ONU: