fbpx

Água para Todos - LS Nogueira

Compartilhar

Água para Todos

 

Um projeto artístico em torno da água

 

“O direito humano à água é indispensável para levar uma vida na dignidade humana, é um pré-requisito para a realização de todos os outros direitos humanos. ” – Comitê da ONU sobre Direitos Econômicos, Sociais e Culturais, 2002.

O objetivo dessa exposição é informar ao público, quanto esse recurso, a Água, é vital para a vida e também fazer o público descobrir que a água não é apenas muito preciosa, mas essencial para a vida.

 

3,5 milhões de pessoas perdem a vida no mundo por problemas
relacionados ao fornecimento inadequado da água

Fonte: RESAG (Rede de Saneamento e Abastecimento de Água)

 

Em comparação com outros países, o Brasil está em posição privilegiada no acesso ao insumo. Possui 12% de todas as reservas de água doce do mundo, segundo a Agência Nacional de Águas (ANA).

A exposição “Água para todos, todos pela água”, inclui 12 painéis de 90 cm x 160 cm, que podem funcionar independentemente uns dos outros. É acompanhada por um folheto educativo que fornece explicações adicionais para cada elemento do painel.

A estimativa é expor gratuitamente para mais de 100 instituições escolares (faculdades, escolas fundamentais, ensino médio, etc.) da rede pública e pretende atingir mais de 80 mil estudantes em seu primeiro ano.

Os módulos de exposição poderão ser emprestados por um período máximo de um mês acompanhado de folhetos educativos sendo todas as embalagens fabricadas com elementos reciclados.

 

 

O percurso da exposição

A exposição Água para Todos percorrerá diversas escolas da capital e do interior paulista cedendo os módulos que serão expostos por 15 dias, durante os meses de fevereiro a dezembro de 2020, esperando alcançar um público infanto-juvenil abrangente, objetivando promover o “uso racional da Água”.

Os painéis da exposição

Cada painel inclui um texto genérico, na coluna da direita, adequada para todos os públicos, a partir de 12 anos, bem como informações periféricas adicionais. O “resumo” de cada painel está em uma inserção localizada na fotografia principal. Ele é destinado para as crianças mais novas.

 

10% das doenças registradas ao redor do mundo poderiam ser
evitadas se os governos investissem mais em acesso à água

Fonte: RESAG (Rede de Saneamento e Abastecimento de Água)

 

Nos painéis serão abordados temas como:

Painel 1: “A água na terra, dados terríveis”: Nós temos na Terra 35 milhões de km3 de água doce – apenas 2,5% da água da terra! – mas é mal distribuído e muitas vezes mal utilizado.

Painel 2: “Terra, planeta excepcionalmente azul”: a água, vinda do espaço, um elemento indispensável para a vida.

Painel 3: “O ciclo da água”: evaporação dos mares, chuvas, disparidades, circulação na superfície.

Painel 4: “Água doce, um recurso escasso.”

Painel 5: “Água utilizável, a água usada, água desperdiçada…”

Painel 6: “Água potável, um privilégio…”

Painel 7: “Tratamento das águas residuais…”

Painel 8: “Água que adoece, que mata…”

Painel 9: “O difícil compartilhamento de água…”

Painel 10: “Mudança climática e o futuro da água.”

Painel 11: “Quando o futuro do homem passa pelo futuro da água(Em 2050, será necessário alimentar 9 bilhões de pessoas. Devemos irrigar ainda mais a agricultura? Aumentar ainda mais fertilizantes e pesticidas? Isso é perturbador. A longo prazo, será necessário modificar as técnicas de irrigação e selecionar plantas menos gananciosas em água)”

Painel 12: ““Água para todos, todos pela água.” O que eu posso fazer?”

 

Ingestão de água contaminada, mata 1,5 milhão de pessoas anualmente

Fonte: RESAG (Rede de Saneamento e Abastecimento de Água)

 

 

Água para Todos Workshops

Pretende-se que os jovens tenham a oportunidade de conhecer “como se dá a transformação da água na natureza”, “como distinguir seca, stress hídrico e escassez” e “como se distribui o uso da água em no Brasil”.

Será realizado três workshops “Água eXperience” em escolas de ensino público, e com a participação das turmas de alunos do ensino fundamental, de 10 a 14 anos. Cada workshop incluirá uma dinâmica de grupo, através de um desafio lançado aos alunos:

Mecânica: divididos em equipes, cada grupo assumirá uma diferente “persona”: casa, apartamento, município, indústria de tecnologia sanitária e serviços de abastecimento e saneamento de água.

Após a informação transmitida durante o workshop, as diferentes equipes trabalharão no sentido de encontrar soluções para aumentar a eficiência hídrica da sua persona e, através dela, contribuir para a melhoria da gestão da água na sua cidade que estava a atravessar uma situação de grave escassez de água.

 

A água potável no Brasil pode conter 22 tipos de agrotóxicos,
13 de metais pesados, 13 de solventes e 6 de desinfetantes

Fonte: RESAG (Rede de Saneamento e Abastecimento de Água)

 

Resultados esperados

Ser uma experiência importante, que permitirá aos alunos vivenciar, mesmo que em teoria, diferentes papéis e compreender o potencial que cada um de nós tem – em diferentes entidades e profissões – para uma utilização mais eficiente e responsável da água.

“Para mim, o Projeto Água para todos é um convite, e um alerta, para que todas as pessoas preservem esse bem que é de todos.” – Igor Cayres, organizador e criador do projeto “Água para Todos”.

[]
1 Step 1
Quero apoiar esse Projeto!
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right