ADEVIRP

Lei de incentivo: FUMCAD – Federal

A. DEF. VISUAIS DE RIBEIRÃO PRETO

Local: Ribeirão Preto

0
ANOS DE ATUAÇÃO
0
DEFICIENTES VISUAIS ATENDIDOS ATUALMENTE
0
LIVROS EM BRAILLE
0
% CAPTADO

A Adevirp – Associação Dos Deficientes Visuais De Ribeirão Preto E Região foi fundada em 27 de março de 1998, partida de um sonho da professora Marlene Taveira Cintra, alguns voluntários e apoio da Escola Estadual Prof. Cid de Oliveira Leite, pela necessidade da inclusão educacional e social das pessoas com deficiência visual.

Desde o início, o foco de atenção da instituição foi o atendimento educacional especializado, social, profissional, esportivo e cultural, para crianças, jovens e adultos com deficiência visual. Sempre visando a inclusão como um todo, num trabalho centrado também na família, escola e comunidade.

A Adevirp dispõe de várias salas de aulas, oficinas e ambientes adaptados voltados para a capacitação e inclusão das pessoas com deficiência visual, como o refeitório, a Biblioteca Hugo Grecco, o estúdio de gravações, onde funciona a rádio web, a casa para atividades da vida diária, a quadra adaptada para prática de esportes para os deficientes visuais, as salas para música, artes, terapia ocupacional, trilha sensorial e o playground.

Em 2006, foi criado o Centro De Educação E Reabilitação Louis Braille, desenvolvido através de ações de complementação e suplementação educacional, visando questões muito mais amplas, voltadas para a disseminação do conhecimento através das diversas formas de acessibilidade.

A concepção arquitetônica foi baseada nas necessidades específicas das pessoas com cegueira e baixa visão e estão de acordo com as normas de acessibilidade.

Em 2007, a ADEVIRP foi vencedora do Prêmio Santo Dias de Direitos Humanos, pelos relevantes serviços prestados à comunidade, ao atender deficientes visuais e integrá-los à sociedade para a defesa de seus direitos. 

A instituição atende, atualmente, 200 deficientes visuais, do município de Ribeirão Preto e da região sul de Minas Gerais. Encontra-se localizada na Av. Leais Paulista, 706 – Jardim Irajá e funciona de segunda à sexta-feira das 7h30 às 17h.

A ADEVIRP conta com serviços especiais que servem de eficientes ferramentas no aprendizado e desenvolvimento pessoal e intelectual de pessoas cegas ou com baixa visão.

Colaborando com esse projeto, sua empresa contribui com os seguintes objetivos de desenvolvimento sustentáveis propostos pela ONU: