Pro-Mac 2021: confira os projetos aptos a receber patrocínio

As inscrições para o Pro-Mac 2021 (Programa Municipal de Apoio a Projetos Culturais) estão disponíveis a partir de hoje, 08 de março.

O lançamento antecipado do edital faz parte do Plano de Amparo à Cultura, criado em fevereiro com o objetivo de mitigar os impactos da pandemia no setor cultural, um dos mais afetados nos últimos 12 meses.

Como funciona o programa

O Pro-Mac é a lei de incentivo municipal de São Paulo que permite que os contribuintes destinem parte do ISS e IPTU para projetos culturais e visa contemplar incentivos aos projetos culturais e artísticos gratuitos nos bairros paulistas por meio de renúncia fiscal.

Os apoiadores – pessoa jurídica ou física – podem investir até 20% do Imposto sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISS) e do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).

Podem ser beneficiados projetos de até R$ 600 mil em 22 linguagens culturais e artísticas como teatro, dança, música, hip hop, cultura popular, artes visuais, patrimônio histórico, entre outras.

Categorias dos projetos

Existem projetos de formação, de entretenimento e ainda os que além de gerar entretenimento são itinerantes.

Agora é hora de planejar e avaliar qual iniciativa cultural e artística sua empresa quer investir, assim como, qual região será atendida pelo Pro-Mac.

Clique aqui e confira os projetos que a LS Nogueira tem aprovados e prontos para receber patrocínio pelo Pro-Mac!

Conheça o passo a passo de como funciona uma lei de incentivo

  1. O proponente inscreve seu projeto no programa, no caso, o PROMAC
  2. Se a documentação exigida estiver correta e o projeto atender aos critérios de habilitação do edital, a Secretaria Municipal de Cultura emite uma autorização para o artista ou empresa realizarem a captação de recursos via renúncia fiscal de empresas
  3. Empresas interessadas em destinar parte do valor de seus impostos (ISS ou IPTU) para atividades culturais podem fazê-lo via PROMAC; ou seja, em vez de pagar pelos impostos diretamente à Prefeitura, eles direcionam esses valores para os projetos culturais
  4. Com os recursos em mãos, o artista ou empresa deve seguir à risca as regras do Edital, de acordo com a Lei Municipal nº 15.948/2013 e o Decreto Municipal nº 59.119/2019 (que regulamenta o Programa), prezando pelos princípios da boa administração
  5. O edital prevê contrapartidas sociais e prestação de contas dos proponentes.

Veja alguns projetos que já estão recebendo incentivo:

Futebol 7 de Setembro

é um projeto de produção de conteúdo e de eventos que conecta o público com os botecos autênticos, gera negócios e mostra a importância do segmento para o setor cultural

Hospital Geral de Caxias do Sul

é um projeto de produção de conteúdo e de eventos que conecta o público com os botecos autênticos, gera negócios e mostra a importância do segmento para o setor cultural

Centro de Treinamento FES

é um projeto de produção de conteúdo e de eventos que conecta o público com os botecos autênticos, gera negócios e mostra a importância do segmento para o setor cultural

Basketball Cadeira de Rodas

é um projeto de produção de conteúdo e de eventos que conecta o público com os botecos autênticos, gera negócios e mostra a importância do segmento para o setor cultural

Corintians ASIBA

é um projeto de produção de conteúdo e de eventos que conecta o público com os botecos autênticos, gera negócios e mostra a importância do segmento para o setor cultural

Ponto da Moda

é um projeto de produção de conteúdo e de eventos que conecta o público com os botecos autênticos, gera negócios e mostra a importância do segmento para o setor cultural

Lar Padre Euclides

é um projeto de produção de conteúdo e de eventos que conecta o público com os botecos autênticos, gera negócios e mostra a importância do segmento para o setor cultural

Lar de Velhinhos de Mococa

é um projeto de produção de conteúdo e de eventos que conecta o público com os botecos autênticos, gera negócios e mostra a importância do segmento para o setor cultural

De Bem Com a Vida

é um projeto de produção de conteúdo e de eventos que conecta o público com os botecos autênticos, gera negócios e mostra a importância do segmento para o setor cultural

Casa do Vovô

é um projeto de produção de conteúdo e de eventos que conecta o público com os botecos autênticos, gera negócios e mostra a importância do segmento para o setor cultural

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