Preconceito? Isso não é coisa de Homem - LS Nogueira

Compartilhar

Lei do Câncer - PRONON / LS News

Preconceito? Isso não é coisa de Homem

Preconceito? Isso não é coisa de Homem

NOVEMBRO AZUL

Preconceito? Isso não é coisa de homem.

Faça seus exames preventivos contra o câncer de próstata e viva sua maturidade com saúde.
Por meio do PRONON e de empresas parceiras, A LS Nogueira apoia ações e iniciativas de combate à doença no Brasil. Através delas, milhares de pacientes com câncer são atendidos. Nosso objetivo é ampliar esta rede e abrir caminhos para a prevenção e tratamento de qualidade. Neste NOVEMBRO AZUL, estamos lado a lado com diversas instituições incentivando o diagnóstico precoce. Com ele, as chances de cura passam de 90%.
Mais de 68 mil casos poderão surgir neste ano.

Não faça parte desta estatística!

É esse o caminho diante de dados preocupantes sobre o câncer de próstata:

– NÃO APRESENTA SINTOMAS
– A CADA 7 MINUTOS UM CASO É DESCOBERTO NO BRASIL.

 

Portanto, os exames preventivos são tão importantes para os homens acima dos 50 anos. Aqueles que têm casos de câncer na família, as providências devem ser tomadas após os 40 anos.

No Sistema Único de Saúde, o caminho é o mesmo que outros procedimentos médicos. Procurar uma das Unidades Básicas de Saúde, agendar uma consulta com um clínico geral que pode fazer um encaminhamento a um urologista ou pedir os exames diretamente. Feito isso, a avaliação dos resultados vai determinar o destino do homem com câncer ou não. O grande problema é que na rede pública a demora até o diagnóstico pode ser angustiando, no entanto, a partir dele, a lei obriga início de tratamento em 60 dias.

Vamos a alguns mitos e verdades sobre o câncer de próstata:

 

1- O câncer de próstata faz parte do envelhecimento do homem

SIM, pois o câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais comum no homem (após o câncer de pele) e ocorre em 1 a cada 7 homens, tendo seu pico de incidência aos 65 anos.

2- Dieta inadequada pode desencadear um câncer?

SIM. Na grande maioria dos cânceres, já foi descoberto que uma dieta rica em gordura (saturadas) pode aumentar a incidência. No caso da próstata, isso também é válido.

3- Não ter sintomas urinários quer dizer não ter câncer

NÃO! A grande maioria dos casos atualmente são diagnosticados precocemente. Esses casos são diagnosticados em homens que podem não ter nenhum sintoma urinário e simplesmente descobrem através da prevenção, com a realização de toque retal e do exame sanguíneos de PSA. Quando o câncer de próstata causa sintomas, muitas vezes se encontra em estágio mais avançado.

4- Nem todos os tumores na próstata precisam ser tratados

Há diversos estudos publicados que colocam como uma opção ao paciente a escolha de “observação ativa” como tratamento. Esses estudos se baseiam em casos de câncer de próstata descobertos em sua fase inicial, quase indolentes, onde somente seriam tratados com outros métodos. Isso deve ser individualizado a cada paciente e muito bem discutido com seu médico, a fim de que não se perca a chance de salvar uma vida.

 

5- Todo paciente que opera a próstata acaba com algum grau de impotência ou de incontinência urinária.

NÃO. Os tratamentos evoluíram muito e minimizaram muito o risco desses efeitos colaterais. A Cirurgia Minimamente Invasiva, através da cirurgia Robótica, aperfeiçoou a técnica e vem alcançando melhores resultados nesse assunto. Os aparelhos de Radioterapia também evoluíram e apresentam maior segurança atualmente.

6- O câncer de próstata afeta apenas homens idosos

NÃO. O câncer de próstata apresenta seu pico de incidência entre 65-70 anos, porém, existe um aumento progressivo a partir dos 40 anos. A prevenção é essencial para um diagnóstico precoce.

7- Aumento da próstata é um sinal de câncer de próstata

NÃO. O aumento de próstata chama-se Hiperplasia Benigna da Próstata (HBP) e ocorrera em praticamente todos os homens com o envelhecimento. A HBP não é um fator de risco para o câncer de próstata.

8- O câncer de próstata é um câncer de crescimento lento, por isso não me devo preocupar.

NÃO. Ha diversos tipos de câncer, e ainda não temos a resposta definitiva de qual câncer cresce lento e qual cresce e se expande rápido em nosso organismo. Todos os casos devem ser discutidos individualmente e fim de que se possa escolher o melhor para cada paciente.

5 curiosidades que todo homem deve saber sobre a sua próstata

1-) Uma próstata saudável tem aproximadamente 15g e é do tamanho de uma noz.

2-) O crescimento da próstata não evolui para o câncer de próstata.  Algumas vezes na avaliação da hiperplasia, o câncer é diagnosticado também.

3-) Após os 45 anos de idade já é indicado ir ao médico regularmente. Além do histórico do paciente, devem ser realizados exame físico geral, urológico completo, ultrassom e exames laboratoriais.

4-) Genética, diabetes, obesidade e tabagismo estão entre os fatores de risco.

5-) Um dos tratamentos minimamente invasivos mais efetivos no Brasil é a cirurgia a laser. A tecnologia permite uma cirurgia (vaporização prostática) mais precisa para evita sangramentos e oferece segurança para pacientes cardíacos e em uso de anticoagulantes.

 

Acompanhem mais informações do Doutor Arnaldo Cividanes no Programa Domingão do Faustão

https://globoplay.globo.com/v/7120895/

Compartilhar

Deixe um comentário

Seu email não será divulgado.Campos obrigatórios *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>