fbpx

Lona de Cultura e Arte levou diversão para o fim de semana de Jacaraípe - LS Nogueira

Compartilhar

Lei de Incentivo a Cultura / LS News / Notícias

Lona de Cultura e Arte levou diversão para o fim de semana de Jacaraípe

Através da Lei de Incentivo, com patrocínio da ArcelorMittal, o Lona de Cultura e Arte pôde levar diversão e conscientização ambiental para o bairro de Jacaraípe, na cidade de Serra – ES.

 

Aconteceu no sábado (20/07) uma festa temática junina, onde a Praça Encontro das Águas foi inteiramente enfeitada com lindas bandeirolas e balões. No palco ficaram concentradas todas as atrações, equipamentos e uma pequena exposição de livros.

Ao redor da execução aconteceu a tradicional feira gastronômica da praça, com diversas barracas de guloseimas e salgados em geral, agregando experiência para os 800 habitantes que participaram.

Compareceram dois grandes nomes da literatura como: João Luiz Castello Ribeiro e Márcio Almeida Cypriano, lançando os livros “Tributo a Caraipe” e Jacaraípe…. Esse é meu lugar”.

 

Foram feitas dedicatórias e autógrafos para as pessoas que demonstravam interesse pelos livros, acompanhados por uma gostosa conversa com o autor. Ao fundo, a banda Maxuíba fez um show de cultura com várias músicas no estilo forró, animando o público da praça que apreciavam a apresentação.

O melhor momento da noite foi a diversão reservada às crianças, o trem Maria Fumaça. Crianças, adultos e até a terceira idade aproveitaram essa atração que reluzia luzes de led pela praça e calçadão, fazendo zig-zag de forma segura e divertida.

 

O grupo de breakdance Legião do Poder, composto por 6 integrantes, deu um show de dança misturando a música com movimentos embalados, principalmente pelo hip-hop, agitando a praça. Várias manobras e passos com nível alto de elaboração e dificuldade foram executados naquela noite, e ao final, a multidão agradeceu com efusivos aplausos.

Por fim uma grande apresentação do grupo Gonzagão de Nova Carapina, trazendo a história romântica da lenda indígena entre Moxuara e o Mestre Álvaro. Belas mulheres com vestidos esvoaçantes e homens com lanças enfeitadas levaram à praça um conceito artístico dessa pequena manifestação da cultura.

O grupo Abracadabra de Vila Prudêncio, com o enredo “Terezinha! Ó Terezinha”, também homenageando o Chacrinha, encantou o público com roupas e adereços luxuosos típicos da quadrilha de salão.

O Calçadão da Orla foi literalmente tomado no domingo (21/07) com a apresentação teatral “O jogo do lixo”, uma ação de conscientização ambiental abordando temas como a preservação da vegetação de restinga, não jogar lixo na praia e no mar e desova de tartarugas marinhas na praia.

Haviam 5 personagens, onde um deles narrava e anunciava a importância em jogar o lixo no lixo, preservando a casa dos animais e a saúde ambiental da região. Foram abordados diversos banhistas para participar e prestar atenção na atuação de um dos personagens, o Turista, que estava jogando lixo como: plástico, vidro e papel pela orla da praia.

Um dos personagens ficou famoso, o Caranguejo, que por onde passava foi abordado pelos habitantes para registrar o momento com fotografias. Várias crianças se divertiram com os personagens e também aprenderam bastante nessa apresentação teatral.

 

Outra ação que mobilizou os banhistas e a população que passeavam por perto foi o Projeto Caiman, apresentando uma pele de Jacaré-de-Papo-Amarelo e ensinando sobre a importância da conservação da espécie.

Muitas crianças curiosas tiveram coragem de passar a mão na pele e ter essa experiência única digna de boas memórias. Toda esta ação de conscientização atingiu um grande público de aproximadamente 2.000 pessoas.