Instituto Olga Kos recebe Selo de Acessibilidade Arquitetônica

Projetada a partir da ótica da inclusão, as novas instalações do Instituto Olga Kos (IOK), na região central de São Paulo, despertaram o olhar da Comissão Permanente de Acessibilidade (CPA) da cidade, que concedeu nesta sexta-feira (04/06), o Selo de Acessibilidade Arquitetônica para a instituição. O presidente do IOK, Wolf Kos, recebeu o Selo da secretária municipal da Pessoa com Deficiência, Silvia Grecco, em cerimônia realizada na sede da instituição.

Desde o início houve grande preocupação para a consolidação do projeto da nova sede administrativa ser inteiramente acessível para pessoas com deficiência. Além de piso e mapa tátil de toda a área, o espaço foi equipado com portas mais amplas, banheiro e mesas acessíveis para cadeirantes, bem como material em vídeo na entrada do IOK produzido por empresa especializada em libras.

Importante ressaltar que o Selo é concedido para edificações novas ou já existentes, públicas ou privadas, que garantam acessibilidade para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.

“A CPA realiza um trabalho muito sério e de muita responsabilidade. O Instituto recebe o Selo e servirá como referência na questão da acessibilidade, pois contempla a parte arquitetônica, comunicacional, e principalmente, de atitudes. Isso a gente encontra aqui”, destacou a secretária Silvia Grecco.

Avaliação – O Selo de Acessibilidade é concedido pela CPA após avaliação técnica de acessibilidade, indicando sua adequação ao uso por pessoas com deficiência. Os critérios e parâmetros avaliados nas instalações seguem a Norma Brasileira de Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos, que estabelece todos os itens de acessibilidade arquitetônica.

“Este Selo é uma certificação importante, uma conquista de todos. Quando reformamos esse espaço, há dez meses, priorizamos a acessibilidade, que é importante para a vida de qualquer pessoa. Promover este tipo de ação é dar um salto para transformar pessoas com deficiência em cidadãos”, observou o presidente do IOK, Wolf Kos.

Na oportunidade, o diretor Administrativo da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), André Godoy, também participou do evento.

Compartilhar

Deixe um comentário

Seu email não será divulgado.Campos obrigatórios *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>