fbpx

Parceira da LS zera a fila de espera para transplante de córneas

Compartilhar

LS News / Notícias

Instituição parceira da LS Nogueira zera a fila de espera para transplante de córneas em Goiás

Instituição parceira da LS Nogueira zera a fila de espera para transplante de córneas em Goiás

Muitos pacientes aguardavam a cirurgia há mais de dez anos até que no dia 23 de novembro a Fundação filantrópica FUBOG encaminhou a última córnea necessária para o transplante no Estado. Agora, a notícia é ainda melhor, as unidades excedentes começaram a ser enviadas para outros lugares do Brasil. O primeiro a receber foi o Rio de Janeiro.

Segundo dados da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO), em setembro deste ano, havia 82 pessoas aguardando o transplante de córnea no Estado. “Goiás conseguiu zerar essa fila e nosso excedente começou a ir inclusive para outros estados. Quase 90% dos procedimentos são realizados pela Fundação Banco de Olhos, ultrapassando nossa meta e contribuindo ainda mais para ajudar a nossa população nessa questão de saúde pública”, destaca o presidente da Fubog, Zander Campos da Silva.

banco-de-olhos-2

Sobre a captação de córneas realizada pela Fubog

Desde 1978, a Fundação faz a enucleação, análise e o armazenamento das córneas destinadas a transplantes no Estado de Goiás. No Centro de Pesquisas de Córneas da Fundação, são realizados exames para avaliação da córnea e a contagem celular do endotélio, antes da mesma ser enviada ao médico para o transplante. Para garantir a doação e captação de córneas em tempo hábil, a Fundação mantém no Instituto Médico Legal (IML) de Goiânia, uma equipe de funcionários em plantão 24 horas.

banco-de-olhos-1

Sobre a Fundação Banco de Olhos

A Fundação Banco de Olhos de Goiás (Fubog) é uma entidade filantrópica humanitária e sem fins lucrativos. Realiza consultas médicas, exames e cirurgias oftalmológicas nas suas duas unidades de atendimento (Hospital da Fundação Banco de Olhos de Goiás e Instituto Latino-Americano de Oftalmopediatria), nas quais trabalha com profissionais renomados e equipamentos modernos da medicina oftalmológica. Os atendimentos realizados pela Fundação são feitos por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), convênios médicos e particulares.

A Fubog tem plantão 24 horas para atendimentos de emergência e a Fundação já realizou mais de um 2.468 milhões de atendimentos médicos desde a sua inauguração, dentre eles 60 mil cirurgias de cataratas e 9 mil transplantes de córneas. (A FUBOG depende de recursos das Leis de Incentivo Fiscal para continuar realizando esse maravilhoso trabalho, dando a visão para milhares de brasileiros)