Compartilhar

Cultura / Lei de Incentivo a Cultura / Notícias

Festival de Luzes de São Paulo vai realizar o INSPIRA

Mostra de Mídia Arte, na terceira etapa de sua programação, poderá ser vista da rua, de casa ou por streaming, apresentando diversas linguagens e técnicas, enquanto provoca reflexões sobre temas urgentes.

Intervenções com laser, espetáculo de drones e projeções mapeadas mixando várias técnicas de realização, essas são algumas das linguagens que o Festival de Luzes de São Paulo apresenta, de 30 de outubro a 8 de novembro, e que podem ser vistas de diversos pontos da cidade.

“Durante a pandemia, o Festival de Luzes de São Paulo tem a intenção de provocar reflexões sobre a realidade que vivemos, o que nos trouxe até aqui e o futuro que precisamos construir. Criamos obras que ocupam temporariamente vários pontos da metrópole. Da forma mais democrática possível, as pessoas poderão apreciá-las das ruas, de suas casas e apartamentos ou por streaming. As luzes, de alguma forma, nos unem por um objetivo em comum – a vida”, afirma Alexis Anastasiou, idealizador da mostra e fundador da Visualfarm.

Um dos destaques da terceira etapa de programação da mostra de Mídia Arte realizada pela Visualfarm é uma grande intervenção com canhões de laser, formando texturas coloridas no céu de São Paulo, com apresentação em 30 de outubro, das 19h às 22h. A ação foi viabilizada com patrocínio do Banco Toyota, do site de reservas de hospedagem Hoteis.com e da Secretaria Especial da Cultura, por meio da Lei Rouanet.

Os equipamentos utilizados são os mais modernos e potentes da América Latina e a obra INSPIRA, do artista Paulo Fluxux, será projetada a partir de um dos pontos mais altos da cidade, a Avenida Paulista, direcionada aos quatro pontos cardeais, o que permitirá ser apreciada em um raio de mais de 5km

Para o autor, Paulo Fluxux, considerado um mago dos lasers, INSPIRA é sobre a necessidade de se respirar para estar vivo. Busca, na conexão pela luz, uma ligação entre a cidade em tempos de distanciamento social. É uma homenagem às vítimas da Covid-19. “Pessoas que entregaram suas vidas por um Brasil mais justo e democrático e que partiram e nos deixaram em meio à desagregação social, política e econômica que vivemos, acentuada pela pandemia sanitária e pelo pandemônio político”, reflete o artista multimídia, que já realizou trabalhos com Tulipa Ruiz, Criolo e Laerte.

30/10
Obra: INSPIRA_ (intervenção com lasers no céu de São Paulo)
Artista: Paulo Fluxus
Tema: Respiração, homenagem às vítimas da pandemia
Técnica: canhões de laser RGB de 40W, combinados com hardware e software
Local: Avenida Paulista, a partir da cobertura do ed. Gibraltar, com visualização em um raio de mais de 5km em todas as direções
Horário: das 19h às 22h
Patrocínio: Bando Toyota, Hotéis.com e Secretaria Especial de Cultura (via Lei Rouanet)

Compartilhar

Deixe um comentário

Seu email não será divulgado.Campos obrigatórios *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>