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Relatório do 2º Trimestre Projeto Educa Judô – Fase 3 - LS Nogueira

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Relatório do 2º Trimestre Projeto Educa Judô – Fase 3

 

Este Projeto atende 840 beneficiados, distribuídos em 12 locais distintos, 01 no município de Sertãozinho, 01 no município de Cajuru, 02 no município de Ribeirão Preto, 01 no município de Morro Agudo, 01 no município de Franca, 01 no município de São Joaquim da Barra, 01 no município de Mococa, 01 no município de São Carlos, 01 no município de Leme, 01 no município de Paraíso e 01 no município de São Simão, na modalidade judô, na área de ação desportiva educacional, com o objetivo de estimular o desenvolvimento escolar integral de crianças e adolescentes de 04 a 13 anos, através da prática e do aprendizado esportivo especializado, ocupando dessa maneira o tempo ocioso das crianças nos contra turno escolar.

Os recursos captados através da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte serão utilizados para aquisição de uniformes, material esportivo, contratação de recursos humanos a fim de oferecer um trabalho de qualidade e comprometimento com os nossos objetivos.

 

Alcançamos com o desenvolvimento do projeto:

  • Oferecemos  a  oportunidade  da  pratica  esportiva  especializada  para  as crianças e adolescentes carentes;
  • Estimulamos  através  do  esporte,  o  desenvolvimento  dessas  crianças  na escola;
  • Estimular a massificação dos esportes de luta;
  • Auxiliamos e apoiamos o compromisso que as escolas públicas têm com o ensino e aprendizagem de seus alunos;
  • Resgatamos a autoestima e a dignidade humana;
  • Contribuímos com o desenvolvimento social, físico e cognitivo das crianças e adolescentes carentes;
  • Reduzimos os índices de violência e do uso indevido de drogas;
  • Envolvemos e conscientizamos a comunidade no entorno do projeto;
  • Estimulamos e disseminamos a responsabilidade social entre as empresas e cidadãos;
  • Criamos condições para reduzir a desigualdade social;
  • Contribuímos para a diminuição dos índices de repetência e evasão escolar.

 

 

A prática esportiva, segundo Azevedo e Barros (2004), representa um requisito indispensável para que o indivíduo atinja a dimensão total de inclusão social. Isso, pois é um instrumento simples, acessível e eficiente capaz de contribuir largamente para que a pessoa pertença ou tome parte do seu lugar na   sociedade.   O   esporte   estimula     desenvolvimento   físico   e   o desenvolvimento  de  características  psicológicas, como  melhoria  de  humor, redução de estresse e aumento de autoestima. Da mesma forma, também está relacionado com o desenvolvimento de qualidades sociais, como a empatia pelas pessoas e a construção de relacionamentos dentro de diferentes grupos sociais (ZUCHETTO; CASTRO, 2002).

O esporte e a educação para crianças são o caminho mais rápido, curto e barato, para se mudar um país. Investir em esporte traz importantes retornos sociais. Investir em educação traz ainda mais. Investindo-se nos dois, de forma integrada e complementar, o retorno é imensurável.

Além disso, é importante destacar que o Esporte na Escola dá resultado. Em 2004, um estudo realizado pela Organização das Nações Unidas (ONU) concluiu que, para cada dólar (ou qualquer que seja a moeda) investido em atividade física na infância, o retorno é de 3, 4 dólares. Essa mensuração aparece com a redução da ida de meninos e meninas a centros de saúde, menos internações, melhor qualidade de vida e, principalmente, progressos no rendimento escolar.

 

 

O esporte, como instrumento educacional, busca desenvolver de maneira integral as crianças, jovens e adolescentes, capacitando todos eles a lidar com suas próprias necessidades, desejos e expectativas, e também com as necessidades, expectativas e desejos dos outros, de forma que o mesmo possa desenvolver competências técnicas, sociais e comunicativas essenciais para seu processo de desenvolvimento individual e social. Também é importante destacar que o esporte é um grande aliado no combate à evasão escolar, pois favorece a socialização dos alunos em atividades prazerosas.

Enfim, são inúmeras as razões para se investir em esporte e educação. Elabora-se este projeto, então, acreditando que por meio desse esporte, é possível trabalhar o atleta no seu aspecto integral. Por mais que se trate de um projeto visando a inclusão social e principalmente o desenvolvimento da parte  educacional,  temos  como  ação  secundária,  oferecer  uma  atividade prazerosa lazer para essas pessoas, consequentemente evitando a entrada no mundo do crime.

Sabe-se da paixão do cidadão brasileiro pelo esporte e a grande quantidade de entidades empenhadas em organizar atividades para atender as necessidades dessa parcela da população. Porém, na maioria dos casos, estas entidades não possuem condições financeiras para proporcionar uma prática de qualidade, contemplando todas as necessidades que devem fazer parte desta organização. Além disso, o esporte escolhido contribui diretamente para o desenvolvimento de outras habilidades, como o nível de concentração, disciplina,  respeito,  trabalho  em  grupo,  dentre  outros  valores importantíssimos. O Judô é um esporte capaz de trabalhar de forma extremamente eficiente o lado lúdico, mental e cognitivo, principais objetivos para um projeto que visa à melhora das crianças na escola.

 

 

Trata-se, também, de um projeto importante para o desenvolvimento do esporte nas cidades onde está sendo executado, tendo em vista que a inclusão social e esportiva de jovens e adultos que os esportes de lutas propiciam. A realização deste Projeto está sempre incentivando cada vez mais praticante a essa modalidade, estimulando outros interessados a integrarem- se por meio da realização dos treinos e competições e, consequentemente, a melhoria da qualidade de vida, combatendo o sedentarismo e aumentando a sociabilização e confraternização entre os participantes e familiares além disso, apesar de não ser o objetivo principal, projetos como este serve como um grande revelador de talentos que, no futuro, poderão representar nosso país no mais alto evento esportivo mundial, as Olimpíadas.

Finaliza-se está justificativa apontando que o projeto, além de atingir os seus principais objetivos que são educacionais, contribui na qualidade de vida, na sociabilização, e na possibilidade de formação de melhores cidadãos no desempenho de suas funções na sociedade mediante todas as características positivas que o esporte proporciona: disciplina, respeito ao adversário, autocontrole, determinação, entre outras.

 

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