Compartilhar

LS News / Notícias

Dia da Consciência Negra – 20 de Novembro

20 de novembro, um lembrete sobre a urgência do Respeito, da Igualdade e da Inclusão

Só é possível entender o presente e mudar realidades hoje, quando conhecemos a história e decidimos nos comprometer com a correção das nossas falhas sociais. A data 20 de novembro, reconhecida como o Dia Nacional da Consciência Negra, deve ser encarada como um momento de reflexão sobre a urgência de uma realidade justa, onde todos vivenciam uma igualdade de oportunidades.

A presença dos projetos sociais é um meio de democratizar educação, cultura, lazer e carreira profissional. Quando estas iniciativas estimulam o protagonismo da comunidade negra, nos deparamos com crianças, jovens e adultos exercitando seu potencial ao máximo. Acredite, ao passo que geramos inclusão também garantimos respeito e espaço para todos.

Nós precisamos valorizar a miscigenação do Brasil como quem sabe da importância da população negra para a composição da identidade do nosso país. Debater sobre a urgência da representatividade negra em todos os âmbitos, seja no mercado de trabalho, na cultura e na educação, não devia ser um ato com data marcada, mas sim, uma atitude diária e estimulada constantemente por nossas políticas sociais, educativas e econômicas.

A presença da diversidade deve impulsionar a prática da igualdade de direitos, sem distinção de cor, classe ou crença. A pauta da consciência negra deve ser um debate contínuo e acompanhado de soluções reais, tanto para incluir todo mundo nas mesmas condições quanto para valorizar a riqueza presente em nossa sociedade multiétnica. Ainda que diferentes, merecemos oportunidades iguais e presenciar um respeito ininterrupto dos nossos direitos.

As iniciativas sociais que a LS Nogueira apoia por meio das Leis de Incentivo Fiscal, fazem parte do nosso compromisso de proporcionar desenvolvimento social para todas as pessoas. Apoiar o movimento de valorização da representatividade negra é dá visibilidade ao legado histórico de muitas gerações e vencer a desigualdade com geração de oportunidades.

CONHEÇA PROJETOS QUE LUTAM POR IGUALDADE

Vozes que Mudaram o Mundo

É um espetáculo musical que divide com o público a história de grandes cantoras negras. Mulheres que usaram sua voz como forma de mostrar sua cultura, quebrar barreiras, valorizar suas origens, lutar contra o preconceito e transformar o mundo. Esta iniciativa é um tributo cênico e musical sobre as dez maiores vozes femininas de todos os tempos: Billie Holiday, Ella Fitzgerald, Nina Simone, Elza Soares, Alcione, Elizeth Cardoso, Donna Summer, Aretha Franklin, Sandra de Sá e Whitney Houston.

Ballet de Paraisópolis

O projeto oferece aulas gratuitas de ballet clássico e dança contemporânea para 50 crianças e adolescentes de 8 aos 17 anos de idade. O objetivo da iniciativa é atender alunos da rede pública de ensino, que residem na Vila Andrade, Jardim Colombo e Paraisópolis. Para exibir e divulgar os trabalhos realizados ao longo do processo de formação, será executado uma mostra artística com entrada franca para toda a população.

Brasileirinhos

Criado pela ginasta Daiane dos Santos, o projeto proporciona aulas gratuitas de ginástica artística para crianças e adolescentes dos 6 aos 16 anos de idade da comunidade de Paraisópolis. A iniciativa tem o objetivo de atender alunos da rede pública de ensino ou jovens que estejam em alguma situação de vulnerabilidade social. Essa ação busca mostrar o poder transformador do esporte no processo de formação das crianças e dos adolescentes. Entregar oportunidade profissional e ajudar na formação humana desses jovens, esse é o ideal do Projeto Brasileirinhos.

Centro Cultural Instituto Água Viva

É uma iniciativa que proporciona cursos artísticos para jovens e adolescentes residentes do município de Miguel Calmon – BA. O projeto oferece formação em música clássica e popular, visando a montagem de dois espetáculos musicais abertos ao grande público. O atendimento desses alunos acontece para viabilizar melhorias na realidade social do sertão nordestino, o qual sofre com crises hídricas e um alto índice de pobreza.

[]
1 Step 1
Quero Apoiar!
Informe os seus dados para realizarmos o atendimento
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right

Compartilhar