fbpx

As ações da equipe do Ballet Paraisópolis no combate à Covid-19 - LS Nogueira

Compartilhar

LS News / Notícias

As ações da equipe do Ballet Paraisópolis no combate à Covid-19

As atividades presenciais da instituição Ballet Paraisópolis (BP) foram suspensas a partir do dia 16 de março (segunda-feira) seguindo as recomendações dos órgãos públicos de saúde para prevenção da transmissão do COVID-19 (Coronavírus). Os primeiros casos de COVID-19 na comunidade de Paraisópolis foram confirmados no mês de março e desde então líderes comunitários e instituições locais entraram em campo para ajudar no combate ao novo coronavírus.

Paraisópolis possui mais de 100 mil habitantes e grande parte dos moradores sofrem com a falta de saúde, saneamento básico e renda. Com isso, se torna muito difícil praticar o isolamento social em regiões com tais condições. Em virtude desse cenário e conhecendo na prática as condições de seus alunos e respectivos familiares, o Ballet Paraisópolis se mobilizou e com a ajuda e solidariedade de pessoas e empresas realizou nos dias 17/04, 13/05 e 17/06, três ações de apoio às 200 famílias matriculadas com o intuito de trazer alegria e conforto por meio da doação de alimentos, produtos de higiene pessoal e material pedagógico para os alunos realizarem em casa.

Na última ação realizada no dia 17 de junho, quarta-feira, cada família recebeu um kit composto por 01 cesta básica, 05 máscaras reutilizáveis, 10 máscaras descartáveis, 01 frasco de 200 ml de álcool gel com aloe vera, 01 escova e pasta de dente, 03 sabonetes, 01 shampoo (2 em 1), 01 fichário personalizado e 02 apostilas de atividades elaboradas pela equipe do Ballet Paraisópolis e alunos do curso de Nutrição do Centro Universitário São Camilo. Ressalta-se que nas três ações as entregas foram realizadas por meio de agendamento telefônico para evitar qualquer tipo de aglomeração. Os agendamentos seguiram um intervalo de 5 minutos e durante a retirada do kit o responsável deveria obrigatoriamente estar de máscara e apresentar o documento de identidade.

A elaboração e entrega das apostilas de atividades teóricas e práticas são fundamentais para a continuidade do processo de aprendizagem dos alunos. Segundo Monica Tarragó, diretora do Ballet Paraisópolis, “Partilhamos da opinião de que as aulas online não substituem uma aula presencial e caso adotássemos essa medida não conseguiríamos atingir 100% dos alunos devido a falta de internet ou até mesmo de celulares. Além disso, existem outros fatores como por exemplo, a segurança, o espaço físico e a falta de suporte ao aluno que nos motivaram a não adotar essa medida. Com isso, realizamos diversas reuniões virtuais com a equipe de professores do Ballet Paraisópolis e elaboramos uma apostila com diferentes atividades de viés artístico e cultural para os alunos realizarem em casa. Foi uma solução encontrada que nos deixou muito felizes pelo resultado e que alcançou a todos os alunos, sem exceção!”

 


View this post on Instagram

 

A post shared by Ballet Paraisópolis (@balletparaisopolis) on

Além das arrecadações e doações de mantimentos, o BP está utilizando as mídias sociais, Facebook e Instagram, para publicações com conteúdos voltados para dança e também com informações sobre a prevenção de transmissão do COVID-19. “Sabemos de nosso campo de atuação e por isso mesmo apenas compartilharemos informações de páginas oficiais de órgãos nacionais e internacionais de saúde. Acreditamos que nesse momento toda ajuda é necessária e devemos fazer o que está ao nosso alcance para conscientizar, prevenir e confortar.”, explica Jorge Andreatta, Produtor Executivo.

Uma quarta ação está sendo organizada para o mês de julho e quem tiver a possibilidade e interesse de ajudar, é possível fazer a doação online pelo link: http://balletparaisopolis.com.br/doacoes/