Share This Post

Cantinho do Céu – Ribeirão Preto

 

O Cantinho do Céu é uma instituição filantrópica, criada em 1983 em  Ribeirão Preto-SP, com o intuito de fornecer cuidado integral a  pacientes com paralisia cerebral, com sequelas severas, múltiplas e  irreversíveis, decorrentes principalmente de anóxia neonatal. Os  pacientes têm alto grau de dependência (não andam, não falam, não  comem sozinhos) e por isso a Instituição oferece assistência  multidisciplinar 24hs por dia.

Hoje temos no Cantinho do Céu aproximadamente 60 pacientes todos os  dias, buscando promover o conforto e a qualidade de vida de todos.  Dentre esses pacientes, aproximadamente 30% recebem atendimento  durante o dia e voltam para suas famílias à noite e 70% residem na  Entidade.

É a única Instituição Filantrópica de Ribeirão Preto que exerce essa  função.

Desde junho de 2013 estamos em fase de mudança na Instituição. O  Cantinho do Céu deixa de ser o Lar dos Excepcionais para ser  reconhecido como Hospital de Retaguarda. Para ocorrer essa  mudança, novos funcionários tiveram que ser contratados além de  reformas e novas alas construídas na Entidade.

 

 

 

HISTÓRIA

Em 1983, Dona Sônia comoveu-se com Elaine,  menina de 5 anos com necessidades especiais. Mas  existiam muitas outras pessoas a serem ajudadas.

Foi movida por este sentimento de carinho e  humanidade que o “Cantinho do Céu” abriu suas  portas com o objetivo principal de oferecer os  cuidados necessários e indispensáveis a essas  PCDs (Pessoas com Deficiências Múltiplas e Severas), para a sobrevivência dos mesmos,  enquanto seus pais ou familiares estivessem  trabalhando.

O Cantinho do Céu cresceu, pois passou a receber  crianças órfãs e/ou que foram abandonadas na  entidade que hoje abriga mais de 50 pessoas com  seqüelas de anoxia neonatal, dando-lhes  atendimento especializado.

A Grande maioria das crianças e adolescentes atendidos não andam, outras sequer movem os membros  inferiores, necessitando de um complexo tratamento que envolve o trabalho de profissionais da saúde e a  compra de medicamentos diversos, exigindo mão de obra qualificada; os comprometimentos físicos e mental  exigiram dietas especiais, oferecidas através de sondas, e gerando um alto custo que é superado com o esforço  e responsabilidade todos os dias.

 

 

 

MISSÃO
Oferecer atendimento a pessoas com sequelas severas, múltiplas e  irreversíveis decorrentes principalmente de Paralisia Cerebral, visando  garantir a melhora na qualidade de vida por meio do atendimento  especializado e humanizado em saúde, propiciando o reconhecimento de  um ambiente familiar para os pacientes e colaboradores da Instituição.

VISÃO
Tornar-se um modelo de serviço humanizado  e de excelência no atendimento em saúde.

VALORES
Amor, solidariedade, ética, transparência e excelência em saúde.

 

O Cantinho do Céu tem 2.800 m2 de área construída onde atende pessoas com deficiências múltiplas e  severas, em regime de período integral (24hs por dia). Para a realização do trabalho com amor e qualidade  contamos com uma grande estrutura humana e física:

  • Equipe multidisciplinar para atendimento
  • Fonoaudiologia
  • Piscina
  • Leitos equipados
  • Cozinha industrial
  • Equoterapia

Share This Post

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>