Share This Post

10 Segundos

10-SEGUNDOS_credito-Gui-Maia-2

Sinopse

O filme integra uma das três fases da vida do campeão mundial narradas no filme. Há ainda o primeiro ato, sobre sua infância, e o último, situado nos anos 1970, quando voltou aos ringues, dessa vez como peso-pena, após um período sabático. O foco principal da trama está na relação entre Éder (Daniel de Oliveira) e o pai (Osmar Prado), o também lutador Kid Jofre (1907-1974) — relação que, na opinião do diretor José Alvarenga Jr., diferencia “10 segundos” dos filmes americanos do gênero.

Enredo

É quase uma história de amor entre dois homens, só que paternal — diz o cineasta. — É uma relação de amor e ódio. Em filmes como “Rocky” (1976), “Menina de ouro” (2004) e “O vencedor” (2010), a relação é entre treinador e discípulo, ou então de parentesco, mas aqui a paternidade é muito evidente desde o começo. Por um lado, há a disciplina dos treinamentos. Éder, por exemplo, não podia perder peso, porque já era enxuto.

10-SEGUNDOS_credito-Gui-Maia-3

Então deixava de beber água, passava dias mascando chiclete. Nesses momentos, não havia espaço para os papéis de filho e “papai”. Por outro lado, havia o afeto. O Kid Jofre beijava as feridas do filho após as lutas.

Em sua trajetória, Éder conquistou o título de campeão mundial pelas duas principais organizações do meio: o Conselho Mundial de Boxe (CMB) e a Associação Mundial de Boxe (AMB). É o único brasileiro no Hall da Fama do Boxe da era moderna, ao lado de nomes como Muhammad Ali, Sugar Ray e Rocky Marciano. Somou 75 vitórias, 50 por nocaute.

É, nas palavras da equipe do longa, um herói nacional, ainda que seu nome não seja tão conhecido pela geração atual. Apesar desse farto material biográfico, e de ingredientes emocionais de sobra para uma boa trama, o gênero de filmes de luta ainda é um ringue instável no universo do cinema brasileiro.

10-SEGUNDOS_credito-Gui-Maia-5

Share This Post

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>